20-01-2011 19:03

Novo modelo de financiamento das IPSS

 

No dia 18, a Direcção do Recolhimento de Santa Maria Madalena reuniu-se com a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social e com a Directora Regional da Solidariedade e Segurança Social no Centro Ambiental Dalberto Pombo.

Essa reunião de trabalho teve por objectivo principal a apresentação, pela empresa Fundo de Maneio, aos responsáveis das IPSS o novo Modelo de financiamento dos Acordos de Cooperação e Funcionamento a aplicar por parte da Segurança Social. 

Este tema foi bastante debatido e questionado sobretudo pela sua importância e pelo impacto que poderá provocar nas Instituições de Solidariedade Social.

Resumimos os pontos fortes que foram discutidos durante a reunião, nomeadamente os princípios do novo modelo de financiamento que são os seguintes:

- privilegiar instituições eficientes e um serviço de qualidade

- uma gestão das instituições virada para o controlo orçamental e qualidade dos serviços prestados

- uma entidade coordenadora mais dedicada aos utentes e a qualidade de serviço

- uma cultura de responsabilidade, cooperação e subsidiariedade

- um modelo simples e transparente

- a manutenção da equidade e da sustentabilidade no sistema

- uma redução dos custos sociais

- um reforço no plano e orçamento

- um aumento da eficiência na utilização dos fundos

- um maior controlo na despesa das valências

- o desenvolvimento de um sistema online para uma melhor gestão do sistema entre o Instituto de Acção Social e as Instituições.

 

Podemos concluir que essa reunião veio esclarecer muitas dúvidas relativas ao novo modelo de financiamento e foi uma mais valia para a aquisição de novos conhecimentos que marcam a sociedade actual. É necessário estarmos sempre bem informados e actualizados sobre as mudanças e as inovações da sociedade para podermos lidar da melhor forma com ela.

 

—————

Voltar


Recolhimento de Santa Maria Madalena