29-11-2010 19:48

Visita ao museu de Santo Espírito

 

O dia 24 de Novembro foi assinalado como um dia de grande diversão por parte das utentes do Recolhimento. Podemos descrever a nossa visita ao museu de Santo Espírito como uma excursão organizada, pois as utentes viveram essa tarde com muito dinamismo e muita motivação. As suas expressões faciais mostraram exactamente o que elas sentiram dentro das suas próprias almas. Durante toda a viagem, as utentes não pararam e não se cansaram de cantar ao som do famoso CD do grupo folclórico de Almagre. Os cânticos eram sempre acompanhados de palmas e escusado será dizer que tanto as utentes como as técnicas já conhecem todas as músicas do CD de cor e salteado.

Como observadora e acompanhante das utentes, foi a primeira vez que as vi exprimir tanta felicidade e tanto entusiasmo, o que me encheu de felicidade. Depois desta tarde, que para mim considero como uma das melhores, gostava que muitas tardes iguais a esta, voltam a ser vividas com a mesma intensidade e com a mesma importância.

Procedemos a uma visita guiada, elaborada pelo técnico Mário Figueiredo, que nos apresentou vários utensílios de barro antigos. Tivemos direito a uma explicação detalhada e aprofundada sobre os costumes e as tradições marienses tais como os trajes folclóricos, as cozinhas de Espírito Santo e os famosos “biscoitos da esfregadura”.

Concluímos que a freguesia de Santo Espírito é uma verdadeira capital da cultura.

—————

Voltar


Recolhimento de Santa Maria Madalena