Novembro

 

O dia 24 de Novembro foi assinalado como um dia de grande diversão por parte das utentes do Recolhimento. Podemos descrever a nossa visita ao museu de Santo Espírito como uma excursão organizada, pois as utentes viveram essa tarde com muito dinamismo e muita motivação. As suas expressões faciais mostraram exactamente o que elas sentiram dentro das suas próprias almas. Durante toda a viagem, as utentes não pararam e não se cansaram de cantar ao som do famoso CD do grupo folclórico de Almagre. Os cânticos eram sempre acompanhados de palmas e escusado será dizer que tanto as utentes como as técnicas já conhecem todas as músicas do CD de cor e salteado.

Procedemos a uma visita guiada, elaborada pelo técnico Mário Figueiredo, que nos apresentou vários utensílios de barro antigos. Tivemos direito a uma explicação detalhada e aprofundada sobre os costumes e as tradições marienses tais como os trajes folclóricos, as cozinhas de Espírito Santo e os famosos “biscoitos da esfregadura”.

Concluímos que a freguesia de Santo Espírito é uma verdadeira capital da cultura.

 

Como manda a tradição, o Recolhimento de Santa Maria Madalena festejou o São Martinho com a degustação de castanhas. No dia 10, cozemos 2 kg de castanhas e juntamos todas as utentes na sala de convívio.

 

Iniciamos o mês de Novembro satisfazendo os nossos desejos ao cozer milho. No dia 3, começamos por colocar os nossos chapéus de bruxas e procedemos a preparação do milho.

Ao saborear a ementa do dia, fizemos um brinde especial e fora do comum, ou seja brindamos com copos repletos de milho e não repletos de vinho. Mesmo assim não deixou de ser um brinde à portuguesa!

 

 


Recolhimento de Santa Maria Madalena