Fevereiro

 

 

Na passada quarta-feira, dia 2 de Fevereiro, assistimos a um espectáculo de dança Hip Hop apresentado pela Professora de dança Hip Hop, Liliana Marreiros. Os seus alunos apresentaram uma coreografia e uma exibição de dança Hip Hop com a introdução de vários exercícios de expressão rítmica e de expressão corporal. No fim da actuação, quatro utentes do Recolhimento de Santa Maria Madalena dançaram ao som da música Hip Hop, juntamente com os alunos que se encontravam na pista de dança. As nossas utentes acompanharam os passos de dança ensinados pelos alunos. As nossas dançarinas: Maria Andrade, Eugénia Pereira, Almerinda Melo e Angelina Sousa fizeram a sua estreia no palco com os seus passos de dança Hip Hop.  

 No dia 04, assistimos a uma formação com o seguinte tema: Apresentação do Sistema Integrado de Gestão de Óleos Alimentares usados. A formação realizou-se na biblioteca municipal de Vila do Porto e foi apresentada pela Dra. Ana Piques, representante do grupo Bem Saúde.

Foi numa linda tarde que as utentes do Recolhimento de Santa Maria Madalena peregrinaram até Fátima. Nesse dia 9, o céu ficou todo azul e o sol brilhava tanto que parecia verão, podemos classificar esse acontecimento meteorológico de milagre da natureza e todos nós sentimos isso como uma bênção de nossa Senhora de Fátima para a nossa ida a Fátima. Assistimos a outro milagre, nessa maravilhosa tarde, as nossas utentes subiram os 150 degraus que a capela possui. Encheram-se de força e coragem e com a fé presente nos seus corações subiram e desceram com vitalidade esses 150 degraus.

A novidade instaurada no Recolhimento de Santa Maria Madalena desde o dia 31 de Janeiro de 2011 veio para ficar, todas as utentes tem direito a uma sopa diária todos os dias. É uma nova medida que está a fazer sucesso na Instituição. Essa nova modalidade foi implementada pela Direcção do Recolhimento com um objectivo principal, proporcionar uma refeição diária para todas as suas utentes, de segunda-feira a sexta-feira. Temos uma ementa semanal, elaborada a rigor com a confecção de uma sopa diferente para cada dia e podendo assim satisfazer todos os gostos. As sopas são servidas diariamente na sala de convívio da Instituição as 12h00 em ponto.

No dia 16, proporcionamos as nossas utentes uma tarde muito divertida, elas tiveram o privilégio de ver o Desfile do Carnaval de Ovar 2010 no auditório do Centro Ambiental Dalberto Pombo. Esse Carnaval realiza-se anualmente na cidade de Ovar, localizada no norte do continente português, a poucos quilómetros da cidade do Porto, conhecida pelo seu delicioso pão-de-ló e não só, sendo também conhecida pelo seu famoso Carnaval. Em Ovar, o Carnaval começa um mês antes do dia do Carnaval, ou seja este ano começou no dia 5 de Fevereiro e durante todo o mês de Fevereiro, todos os fins-de-semana Ovar oferece um programa de Carnaval para todos os gostos. O programa é composto pela exposição de dominós no dia 5 de Fevereiro, festa do dominó no dia 12, chegada do Rei dia 20, Carnaval sénior dia 24, Carnaval das crianças dia 27, Desfile nocturno das Escolas de Samba dia 5 de Março, Desfile do Entrudo dia 6 e dia 8, matine infantil e noite mágica dia 7, em que a população sai a rua dançar a noite toda ao som dos grupos musicais. Esse grande e famoso Carnaval, conhecido como um dos maiores e melhores de Portugal, recebe todos os anos milhares de pessoas, muitas vem de longe visitar a cidade de Ovar e o seu grandioso Carnaval. Os 25 grupos que compõe o gigantesco Desfile são constituídos por centenas de pessoas que disponibilizam meses e horas intensivas de trabalho na criação das roupas e das coreografias que diferem anualmente. Em Ovar, a preparação e a organização do Carnaval começa vários meses antes da data, em Novembro os ovarenses já iniciam os diversos preparativos. O Carnaval de Ovar transmitiu as utentes a vitamina da alegria!

Foi uma estreia no Recolhimento de Santa Maria Madalena, o teatro preencheu a tarde do passado dia 23 com a representação de uma peça de teatro intitulada “A enfermeira e o seu doente”. Essa comédia realizada por duas actrizes, Inês Oliveira e Tânia Duarte durou aproximadamente 45 minutos. As utentes riram-se até não poderem mais, e choraram de tanto rir, foram lágrimas de felicidade. As nossas actrizes conseguiram transformar toda a plateia num verdadeiro ambiente teatral. O elenco realizou-se no Clube Asas do Atlântico.      

 

               

 


Recolhimento de Santa Maria Madalena