27-05-2011 21:05

Visita a Cooperativa de Artesanato de Santo Espírito

 

Realizamos um inesquecível passeio até Santo Espírito, visitamos um dos patrimónios culturais da ilha, a Cooperativa de Santo Espírito, no dia 25. Fomos recebidos pela Eduarda Bairos, que foi a nossa guia durante a visita. Ela explicou o funcionamento da Cooperativa e divulgou os diversos doces típicos da ilha tais como, o biscoito de manteiga, de chocolate, de orelha, encanelado, de amoníaco, as julias e a massa sovada.

Para além dos biscoitos, a Cooperativa também confecciona vários tipos de pão, como por exemplo, o pão de trigo, o pão serrano, o pão migalha, o pão de milho, o pão de mesa, o pão leve e as roscas.

Tivemos acesso a todas as divisões da Cooperativa, conhecemos a sala da tecelagem constituída por diversas máquinas. Podemos encontrar mantas, colchas, passadeiras, naperons, panos individuais e malas confeccionados com lã e algodão.

Gostamos de presenciar a preparação dos biscoitos de orelha em directo pelas funcionárias da Cooperativa, saboreamos alguns biscoitos bem deliciosos! 

As utentes adoraram de tal forma esta actividade que compraram biscoitos e naperons como recordação desta agradável tarde. A melhor parte foi uma das nossas utentes ter levado um pedaço de massa de biscoito de orelha para cozinhar em sua casa!

Aguardamos pelo convite da nossa utente para a degustação dos seus biscoitos de orelha! Biscoitos venham eles!

Agradecemos a amabilidade e a simpatia com que as funcionarias da Cooperativa nos receberam. Ficamos com uma enorme vontade de la voltar novamente.

  

                                                                                                                                                                                                                                                                            

—————

Voltar


Recolhimento de Santa Maria Madalena